Reunião para fomentar a importância da rede de proteção às crianças e adolescentes em parceria com o COMDICA, Conselho Tutelar, Comissão de Direitos Humanos e Secretaria de Assistência Social.

Na última segunda-feira, 28 de junho, reuniram-se na sala de reuniões desta Casa Legislativa os Vereadores os componentes da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania: Paula Ynajá Vieira Nunes, Presidente; Giovane Rogério da Silva, Vice-Presidente; João Caldeira Filho, Relator; e Abrelino Freitas de Barros, 1.º Suplente, juntamente com as Conselheiras Tutelares Sandra Renata da Silva Santos Garzão, Ana Rita Maria, Katia Melícia Castro Krever e Cristiane Fortes e a Secretária Municipal de Assistência Social Dóris Rozani Araújo. A reunião que teve como pauta a rede de proteção às crianças e adolescentes falando do papel da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) em fomentar a importância do trabalho em parceria com o COMDICA, Conselho Tutelar e Secretaria de Assistência Social, para construção de políticas públicas.
O objetivo da reunião foi verificar como está funcionando o trabalho da rede. A Secretária Dóris salientou que a demanda de trabalho do Conselho Tutelar aumentou na pandemia, trocou a coordenação do Lar da Criança e Adolescente, agora a coordenadora é a senhora Kátia Tatim. A conselheira Ana Rita apontou que o atendimento no Lar precisa ser mais humanizado. A Secretária Dóris respondeu que colocou uma coordenadora técnica, e que deseja afinar o relacionamento da Secretaria com o Conselho Tutelar. As Conselheiras solicitaram à Secretária que fossem atendidas as normativas que regulamentam o atendimento do Lar. O Ver. Giovane agradeceu o trabalho do Conselho Tutelar e a disposição da Secretária em atender aos questionamentos. As Conselheiras falaram da importância do trabalho em conjunto do Conselho Tutelar com a equipe técnica do Lar, e disseram que precisam de uma pessoa de referência na Secretaria de Assistência
Social.
O Ver. Abrelino informou que conseguiu incluir o Conselho Tutelar de Charqueadas para receber uma emenda no valor de 120 mil reais para compra de um carro e equipamentos. Disse ainda que percebe a necessidade de uma melhor comunicação da rede de proteção às crianças e adolescentes no município, e colocou-se a disposição. Por fim a Verª. Paula sugeriu que a relação do Conselho Tutelar e Secretaria seja sistemática, com reuniões regulares do grupo gestor, e pediu para que a Comissão de Direitos Humanos seja informada. A Secretária Dóris informará o Conselho Tutelar e a CDHC assim que marcar a data da primeira reunião.

Data de publicação: 01/07/2021