As comissões são órgãos técnicos constituídos de Vereadores para, em caráter permanente ou transitório assessorar ou representar a Câmara.

As comissões permanentes têm por objetivo prestar assessoramento à Câmara, através de exame das matérias que lhe forem submetidas, na forma de pareceres ou pela elaboração de projetos atinentes à sua especialidade, e são constituídas de três (03) membros e dois (02) suplentes que são: Presidente, Vice-Presidente e relator. Hoje a Câmara possui 08 comissões permanentes, são elas:

Comissão de Justiça e Redação (CJR), Comissão de Finanças e Orçamento (CFOR), Comissão de Educação e Cultura e Esportes (CECE), Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA), Comissão de Desenvolvimento Econômico (CDE), Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC), Comissão de Segurança Pública (CSP), Comissão de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU).

As Comissões temporárias destinam-se a apreciar assunto relevante ou a representar à Câmara, e serão constituídas no mínimo de três (03) membros, exceto a comissão externa.
As comissões temporárias podem ser: especial, de inquérito, externa. Os membros da comissão temporária serão designados pelo Presidente, por indicação dos líderes respectivos, podendo cada Vereador integrar, simultaneamente até duas comissões temporárias.

Atualmente temos uma Comissão temporária Especial que trata sobre a Mina Guaíba.

Conheça os membros das Comissões Permanentes e da Comissão Especial Mina Guaíba de 2022: https://charqueadas.rs.leg.br/comissoes

Data de publicação: 08/02/2022

Créditos das Fotos: Adriana Pereira