A passagem do Dia 8 de março foi marcada em Charqueadas pela assinatura do Pacto Pelo Enfrentamento da Violência Contra a Mulher.

A violência contra as mulheres é um fenômeno de caráter multidimensional, que requer a implementação de políticas públicas amplas e articuladas nas mais diferentes esferas da vida social. Além disso, as diretrizes do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e as do X Fórum de Mulheres de Charqueadas apontam a necessidade de ações integradas entras poder público e sociedade, para a criação da rede de enfrentamento à violência contra a mulher. Uma condição necessária ao alinhamento de programas e serviços, na busca de resultados efetivos.
Por essa razão, a Procuradoria Especial da Mulher-PEP da Câmara de Vereadores de Charqueadas, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher-COMDIM, através da sua presidenta Luciane Foques, e a Coordenadora Municipal da Mulher, Núbia Ribas pelo Executivo Municipal firmaram no dia 08 de março um protocolo de intenções para cooperação, visando elaborar um Plano de Ação comum com metas e estratégias para ações integradas de efetivação da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em Charqueadas.
O pacto firmado é um passo importante na direção da mudança como o problema da violência precisa ser encarado pelos gestores públicos. Hoje mais do que nunca é preciso disseminar atitudes igualitárias, educacionais e valores éticos de respeito às diversidades de gênero e valorização da paz, afirma a vereadora Paula Ynajá Vieira Nunes, procuradora da mulher.
A cerimônia foi acompanhada pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Douglas Debom e os vereadores Abrelino de Freitas, Giovane da Silva, João Caldeira, Rafael Divino, Rogério Sippel, Wagner Vargas, Jozi Francisco de Marins, assessores parlamentares, José Vieira, representando o prefeito, a secretária municipal da Educação, Sílvia Ávila, e da Cultura, Paulo Cromado, representantes da Polícia Civil e Brigada Militar, entre outras lideranças.

Data de publicação: 10/03/2022