Para encerrarmos o mês da mulher fizemos essa linda homenagem às mulheres que já fizeram parte deste Legislativo.

Através de uma ação da Procuradoria Especial da Mulher, nos reunimos na noite de ontem (29), para enaltecer o papel das mulheres no Legislativo Municipal, homenageando as mulheres que ao longo desses 40 anos de emancipação política exerceram mandato nesta Casa. Estiveram presentes as homeageadas, ex-vereadoras, Patrícia Ferreira da Silva, Rosângela Dornelles, Reny Tavares e Vilma Castro. Representando a Ex-Vereadora Flora Luzia Heberle de Souza (in memoriam), seu filho Ex-Prefeito Municipal, Simon Heberle de Souza e representando a Ex-Vereadora Enedina Laranjeira (in memoriam), sua filha Valéria Laranjeira, as demais vereadoras não puderam se fazer presente, mas externamos esta homenagem a elas também. Apresentando a cerimônia e também recebendo a homenagem a atual Vereadora Paula Ynajá Vieira Nunes. Não se pode falar sobre o processo político de nossa cidade sem citar a participação de mulheres nessa história. Charqueadas já contou com duas vice-prefeitas, inúmeras secretárias em diversas pastas, e 10 vereadoras eleitas. Uma participação política que numericamente ainda é menor do que a dos homens, mas certamente elas tiveram atuação destacada no desenvolvimento de políticas públicas relevantes para nossa população. Pois elas demonstraram, cada uma a sua maneira, em seus mandatos a defesa da democracia, o compromisso com a cidade e capacidade de dialogar com a população. A partir da trajetória dessas 10 vereadoras podemos reconhecer que a presença feminina é sim importante para que tenhamos mais representatividade nos espaços de poder, contrapondo a visão de que política não é um espaço para as mulheres. A presença delas reafirma que o lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive na política. Somos a maioria da população, nossa participação na política é fundamental que para que tenhamos uma sociedade democráticas, igualitária, com oportunidades para todas as pessoas. E para que seja possível transformar esse desejo em realidade, nós da Procuradoria Especial da Mulher temos, dentre nossos objetivos, o compromisso de fomentar a participação e representatividade feminina na política. Por isso hoje estamos aqui homenageando as colegas vereadoras e inaugurando oficialmente a um espaço virtual na página da Câmara de Vereadores de Charqueadas dedicado às mulheres que exerceram mandato legislativo ao longo desses 40 anos de emancipação política do município. Essa iniciativa faz parte do Projeto Memória: Mulher na Política, desenvolvido pela Procuradoria Especial da Mulher e integra a programação que estamos desenvolvendo para celebrar o Mês da Mulher no município.

Assista a transmissão ao vivo da homenagem clicando aqui.

Conheça a galeria das vereadoras clicando aqui.

Data de publicação: 30/03/2022