Reunião realizada na última sexta-feira (06), com a Gerência Administrativa da Expresso Vitória, às 14h00min para tratar as dificuldades na pandemia, horários, adequações e reclamações da comunidade quanto ao serviço prestado.

Na última sexta-feira (06), reuniram-se na Sala de Reuniões desta Casa Legislativa, às 14h00min, o Presidente da Câmara Vereador Douglas Tramontini, juntamente com os Vereadores Rafael Divino, Giovane Rogério da Silva, Rogério Sippel, Jozi Francisco, João Caldeira, Paula Ynajá e Wagner Vargas; os representantes da empresa Expresso Vitória, Fábio Turra, André Luis Turra, Leandro Ferreira, Wilton Ferrão e Heron Borba Filho; a assessora do Gabinete do Ver. Abrelino, Katia Barbosa; Adriana Pereira do Setor de Comunicações da Câmara, e a Oficial de Comissões Camila Schwarz. A reunião foi convocada pelo Presidente da Câmara, atendendo solicitação da Vereadora Paula, através do requerimento nº 003/2022, aprovado em sessão. O Presidente Douglas relatou sobre as dificuldades que o setor de transportes enfrentou durante a pandemia e as adequações que precisaram ser feitas, e sobre demandas que os Vereadores recebem da população que utiliza o transporte público.  A Vereadora Paula, mencionou que recebe muitas reclamações quanto a lotação do transporte intermunicipal nos primeiros horários da manhã, onde muitas pessoas vão em pé. Citou também a reclamação das professoras que trabalham na Escola São Miguel, pois os ônibus não vão até o bairro. Falou também sobre o telefone do terminal rodoviário que não atendem e sobre a possibilidade de venda de passagens por cartão. Passou também para os representantes da empresa, uma seleção de reclamações das redes sociais quanto ao serviço do Expresso Vitória.  O Presidente Douglas disse que as questões que recebe da população, remete diretamente ao senhor Fábio Turra e geralmente é resolvido.
O senhor Fábio Turra fez uma apresentação mais abrangente sobre as estatísticas da empresa. Falou que acompanha o sistema de transporte do Rio Grande do Sul e em todo o Estado se perde passageiros diariamente, seja pelo fretamento contratado pelas empresas, ou para os aplicativos de transporte e carona solidária. A empresa tem esta preocupação desde o início da pandemia porque sabe que os passageiros que migram para outras formas de transporte, não retornam ao transporte público, e a implantação da bilhetagem eletrônica possibilitou uma visão detalhada do serviço. Sobre os passageiros viajarem de pé, mencionou que a legislação permite que nas linhas do DAER até 45% dos passageiros viajem de pé e, nas linhas da Metroplan é permitido até 110% de passageiros de pé, considerando o número de bancos. Sobre a questão das professoras da Escola São Miguel disse que as linhas já foram adequadas. Disse ainda que o terminal de Charqueadas fica aberto somente pela manhã, e que já aceitam cartões na compra de passagens e estão providenciando a venda através do pix. Estão negociando também, a possibilidade de venda de suas passagens nos totens da rodoviária de Porto Alegre. Dando continuidade, os representantes da empresa apresentaram a história do Expresso Vitória, as diferenças de tarifas nas linhas do DAER e da Metroplan, sobre os custos e baixo número de passageiros em algumas linhas. Sr. Heron, consultor da empresa, falou da perda de 50% de demanda após a pandemia, da diminuição do número de funcionários, que hoje é de 75 pessoas, e do número de veículos que eram 55 antes da pandemia, e hoje trabalham com 38 ônibus e 2 micro-ônibus. O Vereador João Caldeira sugeriu que a empresa disponibilize aplicativo para que os usuários consultem a recarga e o saldo de seus cartões de transporte. O Vereador Rafael Divino disse que as críticas são naturais e que a empresa tem que procurar soluções, seja com a venda antecipada de passagens ou disponibilizando mais carros. O Vereador Jozi Francisco (Esporinha), solicitou que nas paradas sejam anexados os horários dos ônibus sempre atualizados. A Vereadora Paula questionou sobre acessibilidade nos ônibus da empresa, se a empresa tem ouvidoria, e sugeriu que a empresa invista em uma melhoria da comunicação, para que as informações cheguem aos usuários. O Sr. Fábio respondeu que, quanto a acessibilidade suas linhas são 100% acessíveis em Charqueadas, sobre a ouvidoria disse que registram geralmente pedidos de informações. Disse ainda que seus horários de ônibus estão sempre atualizados no site da empresa e no terminal rodoviário de Charqueadas.  Apresentou também aos vereadores a Sala VIP que a empresa alugou na rodoviária de Porto Alegre e que está disponível aos seus passageiros. Por fim, comprometeu-se em atender aos Vereadores e a comunidade para resolver sempre que possível qualquer demanda que lhe sejam solicitadas.
Os horários das linhas de ônibus da Expresso Vitória estão sempre atualizadas no site da empresa e Facebook diariamente: https://www.expressovitoria.com.br/

Data de publicação: 10/05/2022

Créditos das Fotos: Adriana Pereira