Na última sexta-feira, 29 de julho aconteceu na Câmara de Vereadores o evento Julho das Pretas: "Políticas Públicas para a Comunidade Negra".

A partir da iniciativa "Julho das Pretas" a Câmara de Vereadores de Charqueadas, através da Procuradoria Especial da Mulher e a Secretaria Municipal de Governo e Habitação, realizaram o evento no Plenário da Câmara, com o tema: Políticas Públicas para a Comunidade Negra. O evento busca abordar as necessidades da comunidade negra na cidade e sua atuação na saúde, política, mercado de trabalho e na juventude atual. Esteve presente fazendo uma fala de abertura do evento o Vereador da cidade de Butiá RS Edson Leal, Psicólogo Social, antirracista e ativista no combate à desigualdade social, também na cerimônia de abertura, participou a Senhora Maria Senilda Alves, que leu o Poema "Preta" da autora Mel Duarte. Participaram da mesa redonda as convidadas: Priscila Vaz, Presidente do PSOL Charqueadas, ativista social e antirracista, graduanda em Direito pela UFRGS em Metalúrgica, Ana Flávia, 48 anos, Negra Afroumbandista, respeitosamente conhecida como Yá Flávia de Oxum, Liziane Santos de Carvalho, 50 anos, cursei Informática, artesanato e cuidadora de idosos, formada no If sul; Casada com Giovane Carvalho. Moradorade Charqueadas a 50 anos; Gremista e Católica; Filha do Vilson R. Santos, Thaís Costa, Presidente estadual da Rede Sustentabilidade, Tesoureira municipal da Rede Sustentabilidade do município de Charqueadas, Chefe de gabinete da Prefeitura municipal de Charqueadas. Estudante de Direito da ULBRA São Jerônimo. Membro do Diretório central dos estudantes - DCE da ULBRA. Fundadora da União Municipal dos estudantes de Charqueadas, Claudia Costa, Funcionária pública municipal, coordenadora Lar Municipal da Criança e Adolescente, Bacharel em Administração. Joseane de Souza Rodrigues, Responsável técnica da enfermagem do Hospital Regional São Jerônimo; Professora e coordenadora do curso técnico em enfermagem da escola CME Max; Professora do curso técnico de enfermagem da escola ASES; Graduação em enfermagem pela Unisinos; Especialização em centro cirúrgico central de material esterilizado e SRPA; Especialização docência no nível superior.
Na fala de algumas participantes um momento histórico, porque trouxe para o debate político os desafios para o enfrentamento do racismo estrutural em nosso município.
O Julho das Pretas, busca atrair justamente o olhar da sociedade para a luta de séculos contra o racismo, bem como recuperar o legado de muitas guerreiras do presente e do passado.
Esse evento com certeza é oprimeiro passo no longo caminho na superação do racismo estrutural e a construção de uma agenda política mais plural, com representatividade de gênero, raça, religião e orientação sexual.

Fonte: Adriana Pereira e Ver Paula Ynajá

Data de publicação: 01/08/2022