Na sessão de ontem, (22) foi aprovado o Projeto de Lei Legislativo nº 020/2022 de autoria do Ver. Abrelino Freitas de Barros, que Dá o nome ao "Prédio das Bandeiras" de Conjunto Administrativo Alvino Cabral.

Na sessão de ontem, (22) foi aprovado o Projeto de Lei Legislativo nº 020/2022 de autoria do Ver. Abrelino Freitas de Barros que “Dá o nome ao conjunto de quatro prédios, onde hoje, funciona a Secretaria Municipal de Cultura e Lazer, Telecentro, SINE e Coordenadoria de Segurança Pública, localizados no Parque Adhemar de Souza Farias (Parcão), conhecido como Prédios das Bandeiras, que passará a se chamar  Conjunto Administrativo Alvino Cabral.”
O projeto foi aprovado por unanimidade, na sequencia foi passado também um vídeo de homenagem à família.

Biografia Alvino Cabral

Filho de João Cabral e Galdina da Conceição, nasceu no dia 08 de abril de 1930. Era natural de Taquari e foi com seu pai e sua mãe, juntamente com seus seis irmãos que mudou-se para Arroio dos Ratos em 1949.
Em 1951 casou-se com Enedi Vieira de Souza, o casal teve cinco filhos, Gelso, Celso, Nelso, Loiva e Andréia e com eles, em 1959, veio morar em Charqueadas, onde trabalhou nas Minas de Carvão, ocasião em que pode vivenciar as agruras dos trabalhadores deste ofício, ressaltando, sempre seu espírito generoso e de liderança. Mesmo mineiro aposentado, não interrompeu sua vida de trabalho, começando a atuar na construção civil, sendo na empresa SCHINEIDER que pode participar na construção das casas da então Vila COHAB, hoje Bairro Sul América, empreendimento que marcou a história da cidade como o primeiro programa de habitação popular da região. Ainda no ramo da construção, trabalhou como mestre de obras, construindo muitas casas na Avenida Cruz de Malta. Desta época que nos deixou relatos contados por seus filhos, que na construção das casas, ficava por ultimo as repartições internas, podendo ele realizar dois bailes, um sábado à noite e outro no domingo à tarde, ocasião que ele mesmo se apresentava e animava com seu trio musical, com tudo, na segunda feira as casas eram concluídas e entregues as famílias.
Contava, ainda, que esse espaço dos bailes ele utilizava para aliviar os custos da construção, pois não cobrava mão de obra, o que foi de grande ajuda para as famílias, ainda mais em uma época de poucos recursos. Alvino era compositor, gaiteiro e ainda tocava com maestria o seu violão. Ele também foi dono de uma casa de baile que se localizava na Avenida Santa Barbara.
Ainda no ambiente da arte musical, Alvino com seu trio (Manoel João e Sabiá) fizera muito sucesso no município com seus bailes no salão Flor do Sul. “Foi compositor da música “A Vida do Mineiro” gravada pelo grupo” Os Pioneiros de Charqueadas” que no ano de 1982 fez um grande sucesso e sensibilizou as famílias de todos os mineiros da cidade.
Na vida política, foi um dos fundadores do partido PTB de Charqueadas, onde atuou como primeiro secretário. Também foi um dos protagonistas do movimento emancipacionista, sempre através de suas composições poéticas.
Após encerrar a sua vida artística, abriu uma borracharia localizada na avenida Dr. José Athanásio e após mudou-se para o bairro Vila Otília, às margens da RS 401 e neste local que viveu até o fim de sua vida fazendo o que mais amava, exercitando sua arte e alegrando a comunidade com seu violão e sua gaita.
Alvino nos deixou no dia 04 de agosto de 2010, ficando a saudade do pai, avô e cidadão que além de seu suor, contribuiu com sua arte para o desenvolvimento de nosso município.

Data de publicação: 23/11/2022

Créditos: Adriana Pereira