Em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher, o Coletivo Elza Soares fez ontem, (18) o lançamento do projeto e do livro “Acolha Penélope” na Câmara.

A manhã do dia 18 de maio foi marcada pelo lançamento do projeto e do livro “Acolha Penélope”.  Trata-se de uma iniciativa do Coletivo Feminista Elza Soares, que promove formações gratuitas com educadores da rede pública sobre violência sexual.
O lançamento foi uma parceria entre Procuradoria Especial da Mulher e Coletivo Feminista Elza Soares, para demarcar a passagem do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes e foi transmitido ao vivo pelo Canal do Youtube da Câmara.

Estiveram presentes orientadores educacionais, membros do Conselho Tutelar e COMDICA, além de representantes do CDL, Gerdau, Smed e Legislativo Municipal.

Integram as ações de conscientização do projeto, a publicação de livros infantis com histórias da personagem Penélope, uma garotinha de 12 anos, extrovertida e muito inteligente.  A obra leva de forma lúdica e com linguagem adequada ao público infantil o tema da Educação Sexual, contribuindo para o combate ao abuso e exploração sexual.
Penélope é uma personagem inspirada em fatos reais, que resultaram na morte de uma vítima de violência sexual em Novo Hamburgo. Os acontecimentos geraram forte comoção na cidade, desencadeando um movimento pela criação no RS de Centros de Referência ao Atendimento Infantojuvenil (CRAIS).

O Livro será distribuído de forma gratuita para bibliotecas selecionadas pelos Coletivo e o público geral interessado em adquirir o material terá um custo de valor social de R$ 30,00 reais. Todo o valor será revertido para apoio financeiro da continuidade do projeto e para demais projetos sociais do Coletivo.

Fonte: Gabinete Vereadora Paula e Coletivo Elza Soares

Data de publicação: 19/05/2023