Projeto de autoria da Vereadora Paula Ynajá que denominou de Ernesto Hugo Günther o prédio da Unidade de Saúde do Bairro Sul América.

A Câmara aprovou na sessão ordinária desta terça-feira (07/11) o projeto de lei que “Denomina Dr. Ernesto Hugo Günther o prédio da Unidade de Saúde do Bairro Sul América, localizado na Rua Bom Retiro nº 25". A proposta é de autoria da Vereadora Paula Ynajá Vieira Nunes.

Dr. Ernesto Hugo Günther: Uma Vida Dedicada à Medicina e à Família Nascido na acolhedora cidade de Montenegro, Dr. Ernesto Hugo Günther, carinhosamente conhecido como Dr. Günther, desde criança nutria o sonho de se tornar médico. Determinado a realizar sua aspiração desde os primeiros anos de vida, não mediu esforços para trilhar o caminho que o levaria a cumprir sua vocação. Sua jornada começou na Universidade Federal de Rio Grande, onde concluiu sua formação médica em 1972. Iniciando sua carreira na pulsante Porto Alegre, Dr. Günther logo direcionou seus passos para Charqueadas, onde encontrou não apenas um ambiente propício para exercer a medicina, mas também o lugar ideal para construir sua família. Em 1974, assumiu o papel de plantonista na clínica CEMEC, marcando o início de uma trajetória profissional sólida e dedicada. Ao escolher Charqueadas como lar, Dr. Günther não apenas contribuiu para a comunidade como médico, mas também estabeleceu raízes profundas. Sua influência positiva estendeu-se além dos muros da clínica, pois desempenhou papéis cruciais como médico do trabalho na antiga Aços Finos Piratini e na COPELMI, demonstrando versatilidade em sua prática médica. Paralelamente, Dr. Günther desdobrava-se em múltiplas funções, atuando nos corredores hospitalares, na Unimed e nos postos de saúde locais, dentre eles o posto Central, o posto da Santo Antônio, o posto da São Miguel e por mais tempo no posto do Bairro Sul América. Sua dedicação incansável à profissão refletia- se na busca constante por conhecimento, mantendo-se atualizado nas últimas descobertas médicas e tecnológicas. Fazia parte da sua formação profissional as especializações em Cirurgia Geral e Vascular, em Emergência e Urgência, em Administração Hospitalar, em Pneumologia e em Cardiologia. Seu hobby predileto, a leitura, revelava uma mente ávida por conhecimento. Dr. Günther explorava uma gama diversificada de assuntos, mas reservava boa parte de seu tempo livre para estudar e aprimorar suas habilidades médicas, mantendo-se na vanguarda de suas especialidades. Além de sua dedicação profissional, Dr. Günther era um pai exemplar, transcendendo os limites da medicina para ser um pilar afetuoso em sua família. Seu amor incondicional e zelo moldaram uma atmosfera de carinho e apoio, incentivando seus filhos a trilharem caminhos responsáveis na vida. Assim, a vida do Dr. Ernesto Günther é um testemunho de perseverança, humanismo, dedicação à medicina e amor pela família. Sua presença deixou uma marca indelével na comunidade de Charqueadas e cidades vizinhas, sendo lembrado não apenas como um médico respeitado e generoso, mas como um ser humano exemplar que soube equilibrar sabiamente a paixão pela profissão e o compromisso familiar.

Fonte: Rodrigo Ruiz

Data de publicação: 10/11/2023