Patrícia Ferreira da Silva nasceu em Charqueadas no dia 23 de agosto de 1965.
Em 1980, trabalhou como correspondente do jornal Gazeta Mineira e naquela época envolveu-se no movimento emancipacionista de Charqueadas, acompanhando seu tio Anápio Ferreira e homens como Silmar Berbigier, Nelson Grings e Jairo Dorneles em audiências na capital.
Em 1981, teve seu primeiro emprego de carteira assinada como professora na Escola Municipal PIOXII. Enquanto isso prosseguia o movimento pró-emancipação de Charqueadas que culminou no Dia do Sim, ocorrido em 28 de março de 1982, quando o povo foi as urnas votar pela emancipação.
Participou da montagem do primeiro governo, atuando na Secretaria de Saúde e Assistência Social, como encarregada do serviço social. Auxiliou na implantação do programa de saúde da mulher, através da BEMFAM, que já funcionava dentro da Aços Finos Piratini, somente para funcionárias, e agora aberto a todas as mulheres, Foi também iniciado um projeto de educação infantil nos bairros mais vulneráveis da cidade, chamado Cebem, numa parceria da antiga Febem e Mobral.
Naquela época Patrícia envolveu-se em muitos projetos, entre eles na área cultural como a gincana de charqueadas, o Jacuí festival da canção e a formação Grupo Teatral Charqueartes.
Em 1985, ingressou na Faculdade de Comunicação Social cursando Jornalismo na Unisinos em São Leopoldo, onde formou-se em 1989.
Em 1991, casou-se com Giovane Rogério da Silva com quem teve dois filhos Nicolas e Marina.
Em 1994, foi eleita conselheira tutelar e reeleita em 1997.
Em 1996 concorreu a vereadora, perdendo as eleições por 26 votos, assumiu a primeira suplência de vereadora pelo PTB.
Em 2001, assumiu seu primeiro mandato de vereadora. Exerceu cinco mandatos devereadora com votações expressivas.
Em 2018, Patricia assume o desafio de concorrer a Deputada Federal, sendo a mais votada a Câmara Federal em Charqueadas e a mais votada do PTB no Estado.
Durante toda sua trajetória lutou pelos direitos humanos, pelo bem estar das crianças e dos adolescentes, por melhores condições de vida para toda a comunidade e pelo desenvolvimento do município.
Trabalhou lado a lado dos Charqueadenses desenvolvendo importantes projetos, tais como:
Lar da Criança e do adolescente:Em 2001,Patrícia ao ingressar na Câmara de Vereadores levantou à bandeira da defesa dos direitos da criança e do adolescente no Legislativo Municipal, garantindo, através de Lei, os direitos trabalhistas dos Conselheiros Tutelares e lançando a proposta que culminou na criação de uma Casa de Passagem para abrigar crianças e adolescentes.
Campanha pela não venda de bebidas alcoólicas à criança e adolescentes: Em 2002.
Sarau Literário: Em 2005, Patrícia idealizou e realizou o 1º Sarau Literário de Charqueadas, que teve como patronesse a escritora Valda Tissot Junqueira. O evento reuniu os literatos locais que divulgam seus trabalhos e fomentam a produção literária junto à escolas e comunidade.
SemanECA:Semana da Criança e do Adolescente, que se tornou um evento efetivo o calendário da cidade proposto pela Vereadora Patrícia. O evento reúne a infância e a juventude Charqueadense, educadores e lideranças. Dentro da semana é realizada uma plenária de adolescentes, com debates sobre temas interessantes da gurizada.
Campanha contra o uso do crack e outras drogas:Em 2009.
Campanha pela extensão da ciclovia: Em 2010, Patrícia começa sua luta pela a extensão da ciclovia, para dar melhor acesso e segurança aos trabalhadores e diariamente se deslocam para o distrito industrial, GKN, presídios e empresas ao longo da ciclovia.
Microcrédito Gaúcho: A Vereadora Patrícia, através do governo do Rio Grande do Sul, conseguiu mais de 5 milhões para Charqueadas com o Microcrédito Gaúcho, melhorando a vida do pequeno empreendedor, oferecendo financiamento simples e rápido para investirem em seus negócios, ativando a economia do nosso município.
Semana da Bíblia.
Mostra de Música Gospel.
Feira da Família.
Semana da Bíblia.
Chá das Pastoras e Líderes Cristãs.
Café com Pastores e Governo (Legislativo/Executivo).
Casamento Coletivo.
Licença Maternidade 6 meses as servidoras públicas municipais.
Direitos trabalhistas para conselheiros tutelares.
Passe livre para pessoas com deficiência e acompanhantes no transporte público do Município.
Assistência especial a pessoa com deficiência.
Criação da Orquestra Municipal e Cargo de Maestro.
Campanha contra o uso do crack e outras drogas.
Lei anti-bullyng.
Lei que institui a carteira de identidade do autista no município de Charqueadas .
Lei que obriga estabelecimentos públicos e privados no município de Charqueadas a inserir nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial da conscientização acerca do Transtorno do Espectro Autista – TEA.
Lei que institui a Carteira de Identificação do Fibromialgico no Município de Charqueadas.
Lei que obriga estabelecimentos públicos e privados da área de saúde localizados no município de Charqueadas a ter atendimento prioritário a pessoas com fibromialgia.
Atuante na proteção aos animais,presidiu a Comissão que analisou e criou a Lei de Proteção e Posse Responsável de Animais.
Lutou pela implantação de um Polo Tecnológico em Charqueadas e pela implantação de Ensino Médio na Escola Estadual Henri Duplan.

Compartilhe!